ESPORTES / FUTEVÔLEI

 

O futevôlei é uma modalidade de esporte originada nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960. Esse esporte já cresceu fora do Brasil e encontra-se na Europa, na Ásia e Estados Unidos. É um esporte com bola, numa quadra de vôlei (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura. É jogado em sistemas de duplas masculinas, femininas, ou mistas e também pode ser jogado com quatro jogadores(4 X 4). Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol.

 
O Futevôlei é uma modalidade desportiva em expansão meteórica, de enorme espectacularidade técnica. É um desporto que pode ser observado durante horas e constantemente sermos impressionados com movimentos técnicos de extrema beleza. Existe quem defina Futevôlei como "Arte dos pés à cabeça".

 
Esta modalidade atinge o seu auge de espectacularidade quando praticada por duplas, exigindo uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos. A variante de quadras pode ser praticada por uma faixa etária bastante alargada.

 
O Futevólei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc...

 
A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei.

 
A massificação da prática a nível mundial poderá levar o Futevôlei, a médio prazo, a ser considerado modalidade Olímpica, havendo já esforços nesse sentido por intermédio das Federações Internacionais.

 
No final da década de 90 o futevôlei foi implantado em nossa associação e vem sendo massificado a cada ano com a participação de um grande número de associados.

 
Vários associados têm participado de campeonatos da modalidade e vem conseguindo bons resultados. Recentemente a modalidade começou a ser praticada por mulheres e já podemos ver as disputas entre duplas mistas em nossa associação.

 
A AEM oferece a modalidade aos associados, maiores de 16 anos podem freqüentar normalmente os jogos de futevôlei.

Maiores informações entre em contato com o Secretaria da Academia da AEM: Telefone: (19)3656-0030 • Ramal 29 - E-mail: esportes@aem.com.br