ESPORTES / NATAÇÃO

 

Até chegar a seu formato olímpico atual - com competições em piscinas de 50m e 25m , com provas individuais e de revezamento, nos nados livre, peito, costas e borboleta, completando distâncias que variam de 50m a 1.500m - a natação teve disputas dos mais diversos tipos. O século XIX é o marco mais provável do início da prática da natação como esporte, com um estilo parecido com o nado peito. O crawl, usado no estilo livre, foi uma adaptação da forma de nadar de índios da América do Sul. Em Jogos Olímpicos, até 1908, quando foi criada a Federação Internacional de Natação (FINA) e foram realizados os Jogos de Londres, na Inglaterra, a natação já havia sido disputada no mar.

 
A AEM guarda uma grande tradição nesse esporte, tendo gerado 3 recordistas sul-americanos, Maria de Lourdes Caixeta nos 100 m e 200m nado costas em 1960 e 1961, Maria Isabel Guerra nos 200 medley em 1972 e que também se destacou como atleta olímpica tendo participado das Olimpíadas de Munique e atualmente Pedro Cauan Gimenes Datovo, campeão nos 50m nado livre e nos 4x 100 nado livre no Sul-americano realizado na Argentina em março de 2009.

A AEM oferece aos associados escolinha de natação feminino e masculino gratuita no período da manhã e tarde.  As equipes da AEM disputam campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais nas categorias: Petiz, Infantil, Juvenil e Junior. A AEM está filiada a Federação Aquática Paulista e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

 

COMO SE MATRICULAR:

 
Os associados nascidos de 2012 a 2004 (Escolinha) e de 2005 a 2004 (Aperfeiçoamento) deverão dirigir-se ao Departamento de Esportes para efetuar a sua matricula, de acordo com a disponibilidade de vagas os associados serão chamados para uma avaliação do nível de aprendizado.

 
Para ingressar na Escolinha os associados deverão ter habilidades básicas, tais como a locomoção, flutuação, imersão e não será permitida a utilização de bóias.

 
Para ingressar no Aperfeiçoamento os associados deverão ter coordenação dos nados crawl, costas, peito e borboleta, noções básicas da saída do bloco de partida e noções básicas da virada do nado crawl.

 
Os associados deverão adquirir a camiseta e a touca de treinamento que está a venda na PONTO FINAL CONFECÇÕES, usar maio ou sunga preta e óculos de natação.


Para iniciar as aulas deverão apresentar:

 
- ATESTADO MÉDICO que está apto a pratica de atividades físicas;
- COPIA RG DO ATLETA;
- COPIA RG DO RESPONSAVEL;
- Maiores de 10 anos devem trazer ainda 02 FOTOS 3x4 RECENTE (NO MÁXIMO 06 MESES);

Os atletas nascidos a partir de 2004 para ingressar nas equipes competitivas poderão enviar um histórico com os dados pessoais para contato e relatar as provas que nada com o melhor tempo obtido que será analisado, se aprovado entraremos em contato para agendar uma avaliação técnica.

 

Maiores informações entre em contato com o Secretaria da Academia da AEM: Telefone: (19)3656-0030 • Ramal 29 - E-mail: esportes@aem.com.br.