ESPORTES / YOGA

 

Origem do Hatha Ioga.

Existem evidências de que os primeiros rudimentos das posturas de ioga surgiram na civilização do Vale do Indo, no atual território paquistanês, por volta de 2000 a.C, mas a versão mais ouvida e utilizada é de que já existiam resquícios do Yoga a mais de 7000 anos a.C.

Porém a primeira forma organizada de ioga surgiu com o sábio Patanjali, que, por volta de 200 a.C., escreveu o clássico Ioga Sutra. O criador do hatha ioga (literalmente, "união do sol e da lua", traduzido do sânscrito) teria sido Swatmarama, um iogui (praticante de ioga) indiano do século XV. O hatha ioga difundiu-se amplamente no mundo com o interesse surgido pela cultura oriental a partir da década de 1960, no movimento da contracultura.

No Brasil, o hatha ioga popularizou-se a partir dos anos 1960, associado ao movimento hippie.

Conheça alguns dos benefícios que o yoga pode trazer para a saúde, são:
Diminui o estresse e ansiedade. ...
Promove condicionamento físico. ...
Facilita o emagrecimento. ...
Alivia dores corporais. ...
Controla a pressão e os batimentos cardíacos. ...
Melhora o sono. ...

A AEM oferece a prática do Hatha Ioga buscando o objetivo de proporcionar aos associados a possibilidade de realizar a prática para acalmar a mente e fortalecer o corpo físico em equilíbrio.

As práticas na AEM são direcionadas para alunos a partir de 14 anos completos e o instrutor de ioga indica os melhores horários e turmas de acordo com o desenvolvimento e conhecimento do Iogui (praticante de Ioga).

O Hatha Ioga na AEM esta dividido em 3 niveis; iniciante, intermediário e avançado.

 

COMO SE MATRICULAR:

Para se inscrever para prática experimental basta procurar a secretaria da academia e garantir sua vaga.